Maioria em graduações de arquitetura em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, as mulheres superam os homens em número de profissionais em atividade, entretanto, sua representatividade vem, há décadas, sendo sistematicamente diminuída frente à atuação masculina.
O debate sobre o papel das mulheres na arquitetura não é recente, contudo, ganhou força a partir de 2013 com a petição para que Denise Scott Brown fosse retroativamente reconhecida como vencedora do Prêmio Pritzker de 1991 - junto à Robert Venturi - e a consequente rejeição do pedido por parte do Prêmio. Desde então, o reconhecimento do papel das mulheres na arquitetura vem sendo tópico de diversos - e necessários - debates, palestras, simpósios e exposições em todo o mundo.
Enquanto mídia direcionada à arquitetura, o ArchDaily tem um importante papel na difusão deste debate, todavia, a questão do gênero na arquitetura tem se concentrado exclusivamente na produção das arquitetas, esquecendo-se de parte fundamental para a própria divulgação desses trabalhos: a representação da arquitetura.
Assim, compilamos a seguir uma lista de profissionais cujo trabalho é essencial para comunicar a produção prática - mulheres fotógrafas de arquitetura. A seleção compreende nomes como Joana França, Lorena Darquea, Leana Cagnotto, Danica O. Kus e Hélène Binet.
Hélène Binet
Conheça mais do trabalho de Hélène Binet aqui.
Joana França
Conheça mais do trabalho de Joana França aqui.
Danica O. Kus
Conheça mais do trabalho de Danica O. Kus aqui.
Leana Cagnotto
Conheça mais do trabalho de Leana Cagnotto aqui.
Dee Thompson
Conheça mais do trabalho de Dee Thompson aqui.
Karina Castro
Conheça mais do trabalho de Karina Castro aqui.
Maíra Acayaba
Conheça mais do trabalho de Maíra Acayaba aqui.
Lorena Darquea
Conheça mais do trabalho de Lorena Darquea aqui.
Rafaela Netto
Conheça mais do trabalho de Rafaela Netto aqui.
Maria Gonzalez
Conheça mais do trabalho de Maria Gonzalez aqui.
Martine Hamilton Knight
Conheça mais do trabalho de Martine Hamilton Knight aqui.
Ana Mello
Conheça mais do trabalho de Ana Mello aqui.
Publicado originalmente em janeiro de 2019, atualizado em 7 março de 2020.